domingo, 19 de setembro de 2010

O amor pode tudo?

Algumas pessoas me perguntaram o porque eu  escolhi fazer uma célula acadêmica sobre Exclusão Social, e por mais estranho que pareça esse tema me veio a parti de uma reflexão sobre o amor e suas limitações.
Essa reflexão resultou no texto abaixo, onde coloco meu pensamento no que diz respeito ao amor.


O AMOR PODE TUDO?
Por alguns minutos essa pergunta fez pessoas das mais diversas partes pensarem sobre o que acham disso. Quem dera tivesse sido horas, até mesmo dias. Pra que não me dessem respostas automáticas, como muitas dessas:
·         “Pode. E quando não pode não era amor”
·         “Sim, e muito mais”
·         “Sim”
·         “Não”
·         “Pode! Eu acho”
·         “Acho que não”
·         “Talvez”
·         “Ta iludida”
·         “Acredito que sim, mais não sei ao certo”
·         “Claro que sim”
·         “Depende”
·         “Pula de uma ponte por amor, depois vem aqui contar pra nós”
·         “Não! Quase tudo”
·         “Inclusive nada”
·         “Marromeno”
·         “Depende do tamanho da ilusão”
·         “Se o ódio pode porque o amor não?”
·         “O que você acha?”
·         “Posso tudo, no amor que sinto pelo meu filho”
·         “Dinheiro mudou de nome?”
·         “Às vezes”
·         “TUDO na vida tem limites”
·         “Não sei”
·         ETC.
É, tive as mais diversas respostas, umas muito automáticas, outras indecisas, algumas firmes, outras bem elaboradas, umas simples, mais sem dúvidas todas MUITO interessantes, e que bom que foi assim.
Porém, mesmo diante dessa tão ampla diversidade, a minha resposta inicial continuou me acompanhando. Resposta essa que como muitas, não deixou de ser imediata e que veio pautada em uma vivência, se apresentando em forma de questionamento, e que acabou dando origem a tantas outras respostas.
Como é possível que o amor “possa tudo”, se ele não nos trás nem ele mesmo?
O nosso amor por alguém NÃO É O SUFICIENTE para fazer esse alguém nos amar também, o nosso amor pode até nos mudar, mais dificilmente mudara alguém.
Penso que se ele realmente pudesse tudo, facilmente poderia isso, principalmente no que diz respeito a ATRAIR ELE MESMO.
No entanto, não cabe a nós com nosso amor tais transformações, talvez nesse sentido a ADMIRAÇÃO e o RESPEITO entre outros sentimentos se mostrem mais eficazes que o amor, já que talvez, esses sejam capazes de alcançar tal feito.
Mudarmos pode não ser fácil, mais ao menos estar em NOSSAS MÃOS, depende inteiramente de nós. O que não ocorre em relação aos outros, onde o amor que para muitos ‘pode tudo’ NÃO PODE MUITO.
Não confunda isso com ‘fazer tudo por amor’ que é BEM diferente. Pois ser for um ‘‘TUDO do bem’’, porque não fazer? Vamos sim, fazer tudo por amor! mais sem esquecer  que ele , NÃO PODE TUDO.
Penso que muitas das pessoas que disseram SIM, pensaram e responderam a essa outra pergunta, ou não conseguem enxergar as falhas do amor.
Por mais lindo e sublime que esse sentimento nos pareça, não podemos negar suas fraquezas, suas falhas. E que bom que ele tem, pois isso o trona mais interessante, torna as relações mais interessantes. Que graça teria se só precisássemos amar para ter o que queremos? Vamos nos esforçar a cada dia para descobrir e experimentar outros sentimentos, outras formas de alcançar nossos objetivos. O AMOR É IMPORTANTE, mais não é tudo.
Nada nem ninguém é perfeito, inclusive o amor. Um dia quem sabe, as pessoas vão entender que não são os defeitos que tornam as coisas MELHORES OU PIORES, e que podemos gostar e admirar os sentimentos e pessoas que se apresentam com falhas, e que não é isso que vai DIMINUIR O SEU VALOR. Não precisamos ser tão duros em nossas classificações, onde O QUE NÃO É PERFEITO NÃO SERVE. Penso que precisamos ir muito além desses MEROS CONCEITOS. Que torna tão difícil aceitar o que não se mostra como perfeito a nós.
Talvez, por isso tenha obtido tantos sim’s, porque é difícil para alguns pensar que o amor não é perfeito, que o amor não pode tudo e que mesmo assim, vale a pena TUDO POR AMOR.
Vamos amar o amor como ele é.
  • SE SIM OU SE NÃO, NÃO DEIXA DE SER AMOR.
 Luana Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário